top of page
LogoWhite.png
3.png
qwqw.jpg
LogoWhite.png

FAROL 

Sistemas Interativos

9.png
3.png
1.png
2.png

Keys: Aplicativo, Turismo, Viagem, Lazer 

O Farol é um sistema interativo que tem desde a concepção o objetivo de proporcionar uma nova experiência na hora de você viajar, maximizando a sua vivência ao conhecer um local. Esse diferencial se dá através de uma nova abordagem, explorando e oferecendo ao usuário as características impares que aquela cidade possui.

Dentro do sistema, o usuário tem a possibilidade de contado com as atrações, comércios, aspectos naturais, história, cultura entre tantos outros elementos característicos de uma cidade, feito de maneira organicamente singular, integrando aspectos e experiências dos habitantes ao sistema.  

0.png

Após os primeiros insights sobre o que o Farol poderia ser, ficou nítida a complexidade do projeto mediante as demandas que ele pretendia atender. Devido a isso, o projeto foi segmentado em sequencias, cada uma englobando uma área específica de atuação do design, utilizando metodologias próprias, afim de organizar o fluxo de trabalho e acelerar o processo de criação.

Modelo de Negócios

A organização das diretrizes do Farol como produto e prestação de serviço transitou durante toda a extensão do projeto. Porém, logo no começo, visando confirmar as principais impressões sobre o mercado e embasar em dados o que o produto visava solucionar, foi feita uma pesquisa aprofundada com mais de 2000 pessoas, utilizando como estudo de caso o arquipélago de Tinharé, polo turístico do estado da Bahia. Nesse link você pode visualizar um infográfico com um resumo dos principais dados obtidos.

1.png
1a.png

Com os dados da pesquisa em mãos e a confirmação das impressões iniciais, foram desenvolvidas as diretrizes básicas para a confecção do modelo de negócios do Farol. Primeiramente definindo as áreas de atuação que o produto iria atender e posteriormente desenvolvendo outras particularidades, como a organização do fluxo de trabalho para o funcionamento do negócio e uma prototipagem dos possíveis canais de capitalização para o sistema.

2.png
2a.png

O Farol conta com a produção de dois produtos, o aplicativo Farol e os totens interativos. O primeiro canal de capitalização do sistema é através da contratação dos serviços do Farol por terceiros, isso pode ocorrer tanto por órgão públicos ou por associações particulares. O segundo canal é através da criação de conteúdos multimídia, caso uma empresa não possua material de divulgação, o Farol oferece a produção de fotos, textos, vídeos institucionais e outros conteúdos que irão ser agregados ao sistema. O terceiro canal fica por conta dos contratos de manutenção, através da atualização e substituição dos engenhos aplicados na região.

O principal canal de capitalização é através dos pacotes Farol. A ideia inicial é que qualquer empresa legalizada possa entrar no sistema de forma gratuita, porém, os Pacotes Farol possibilitam uma maior exploração dos serviços e diferenciais de um empreendimento. Em cada um desses pacotes, o empreendedor pode expandir sua página no sistema com mais opções de conteúdo e novas features.

Identidade Visual

A experiência pretendida pelo aplicativo permeia a humanização da interação entre sistema e usuário. Devido a isso, a ideia foi criar uma identidade com uma linguagem mais descontraída. Além dessas questões, por ser um aplicativo de nicho turístico, a identidade visual deveria ter uma abordagem condizente com a atmosfera proporcionada por essa atividade, permeadas por experiências positivas e alegres.

Até esse momento não havia uma definição para o nome do serviço em si, portanto era necessário criar um nome que tivesse uma facilidade de compressão e relação com o produto. Como você deve ter percebido, o nome que chegamos foi Farol =).  Segundo o dicionário Michaelis, a definição figurativa do nome é:

 

Portanto, a escolha do nome possui vinculação direta com a missão do Farol, ser uma ferramenta de orientação diante dos seus navegantes, os turistas, além de ser um referencial de segurança perante aos serviços oferecidos ao seu público.

“(...) Tudo aquilo que ilumina, mostra a direção, encaminha; aquilo ou aquele que dirige, vai na frente, lidera; guia, rumo, norte (...)”.

Além dos elementos de referência empregados na concepção da identidade, o desenvolvimento do signo foi permeado por alguns objetivos em específico. O primeiros deles era que o ele funcionasse também como ícone do aplicativo, evitando a utilização de mais de uma versão da marca.
 

E também foi pensando que o signo permitisse o uso de animações com os seus elementos, primeiramente para aumentar o aspecto lúdico da identidade e também para o uso em aplicações específicas, como os loadings dentro do aplicativo.

Untitled-1.gif

Foram desenvolvidas algumas aplicações institucionais, com a criação da papelaria básica da empresa. A principal característica dessas produções envolve o desdobramento da paleta cromática, utilizando diferentes cores entre as peças da identidade, inferindo um ambiente alegre e descontraído.

 

O desenvolvimento do manual de identidade visual teve como principal objetivo estabelecer as principais diretrizes de aplicação pretendidas para a identidade do Farol. Em outras palavras é o conjunto de normas e especificações técnicas essenciais para a preservação das propriedades da marca.

Mockup Manual Digital.png

Foram utilizados como grafismos de apoio da identidade uma família de ícones exclusiva. Sua principal função é retratar alguns aspectos e ações que fazem parte da atmosfera turística, desde grandes atrações de nosso país, às atividades de lazer e transporte. Abaixo você pode acompanhar algumas screenshots das futuras animações com a utilização desses elementos.

Cenário 1.png
Cenários 2.png
Cenários 3.png

Junto ao desenvolvimento dos elementos de apoio, foram produzidos alguns materiais de promoção do aplicativo, ambos no formato de anúncio. A produção desse material teve como principal objetivo esclarecer as possíveis abordagens de comunicação perante ao público, tratamento de imagens, layout de apresentação, entre outros fatores.

Além das animações, novas produções do Farol estão a caminho como família de brindes a serem entregues aos usuários do sistema, aplicações de promoção para os estabelecimentos, site e redes sociais.

Arquitetura do Farol

Como mencionado anteriormente o Farol conta com duas vertentes de aplicação, através do desenvolvimento de aplicativos para smartphones ou na produção de totens interativos. A aplicação de cada um desses produtos tem seu desenvolvimento intrínseco ás restrições e demandas de cada localidade. Por exemplo, o desenvolvimento dos totens interativos tem sua aplicação voltada principalmente para ás áreas como menor infraestrutura de comunicação. Sendo um produto efetivo para zonas interioranas ou lugares com acesso restrito.
 

O principal produto desse projeto é a versão completa do Farol, o aplicativo desenvolvido para smartphones. O aplicativo Farol funciona como uma ferramenta completa, atendendo a todos os objetivos necessários a oferta de uma nova experiência turística por parte do usuário. Para isso, o Farol tem como meta a inovação, aglutinando quatro ferramentas em apenas um sistema. Mais adiante a gente vai explicar cada uma dessas funções.

10.png

Após estabelecidas todas as características do perfil do usuário, levantadas pela pesquisa de campo, foi desenvolvida todas as funções que cada ferramenta iria desempenhar dentro do sistema para atender a demanda desses futuros usuários. Nesse organograma estão planificadas toda a árvore de opções e interações presentes em cada uma das ferramentas presentes no sistema. Além disso, essa estrutura comporta todas relações e direcionamento necessários para o funcionamento do sistema, com a disponibilização dos principais caminhos de navegação disponibilizados aos usuários.

Untitled-1 2.png
11a.png

Interface do Aplicativo

O desenvolvimento de interfaces para dispositivos apresenta uma série de particularidades, primeiramente pela diversidade de empresas e aparelhos disponibilizados nessa plataforma, existindo uma infinidade de configurações de hardwares disponíveis aos mais diferentes bolsos. O que torna um desafio interessante produzir interfaces que se adequem de forma aceitável a maioria desses aparelhos.

 

A maioria das minhas produções passam pela fase de preconcepção dos materiais ainda pelo processo manual, então mão na massa para desenvolver os layouts do nosso sistema!

Wireframe.jpg

Desenvolver previamente a identidade e arquitetura do sistema, facilitou a obtenção de bons resultados na concepção das interfaces. Pois, de forma antecipada é possível criar alguns insights para essa fase de concepção, por exemplo utilizamos cada elemento presente na paleta cromática da identidade para segmentar cada uma das 4 features presentes no aplicativo. Toda a fase de desenho da interface contou com a construção dos elementos por grids, afim de estabelecer maior homogeneidade no material.

Grid de Construção.png
Perspective App Screens Mock-Up.jpg

A resolução dessa etapa contou com o desenvolvimento de 126 telas básicas para o aplicativo, com o objetivo de prever a maioria dos possíveis desdobramentos que o Farol poderá necessitar. Adiante vamos falar um pouco de cada uma dessas 4 ferramentas presentes no aplicativo.

Catálogo Virtual

O Catálogo Virtual, tem como principal objetivo funcionar como um inventário virtual, onde o usuário tem a sua disposição todas opções de serviços e atrações disponíveis para a sua viagem. Lá o usuário pode contar com uma página própria para cada estabelecimento, podendo visualizar as avaliações de cada usuário que utilizou o serviço.

As avaliações disponibilizadas no catalogo virtual são fornecidas apenas pelos usuários que efetivamente tiveram contado com aquele estabelecimento. Para isso, o sistema disponibiliza um Qr code próprio daquele serviço, que só pode ser gerado através da impressão de um cupom fiscal, onde o código vem anexado no final da nota.

Celular.png
Celular.png
Celular.png

Meus Roteiros

A segunda ferramenta, Meus Roteiros, funciona como um organizador de viagens. Através do conteúdo disponível no catálogo virtual o usuário pode montar a grade de programação de sua viagem etapa por etapa, além de poder contar com a sugestões de deslocamento entre as atrações selecionadas. 

Durante a programação da viagem o sistema identifica a localização de cada atração e prospecta do banco de dados do Google as opções de deslocamento entre cada um desses pontos, estabelecendo um tempo estimado.

A terceira sessão, Meu Guia Virtual, uma das principais ferramentas presentes no sistema, tem o papel de funcionar como um navegador GPS interativo. Ao programar o seu roteiro o usuário tem a possibilidade de executar ele em tempo real ao chegar ao seu destino, nesse momento o Farol extraí do seu banco de dados todos os pontos relevantes próximo ao itinerário feito pelo usuário. Esses pontos contêm informações e curiosidades pontuais de cada elemento próximo ao passeio principal, sendo esse conteúdo disponibilizado através da tela do dispositivo ou por meio de áudio descrição.

Meu Guia Virtual

Celular.png

Meu Farol

Por último (e não menos importante) chegamos ao feature meu Farol. Essa ferramenta funciona como uma pequena rede social dos usuários do sistema. Sua principal função é fomentar a troca de experiências entre os membros da rede Farol.

 

Para alcançar essa meta o sistema conta com o clube de pontos Farol, onde a cada interação que o usuário estabelece no sistema resulta na obtenção de pontos dentro do aplicativo que podem ser trocados por produtos da empresa ou descontos nos estabelecimentos presentes no sistema. O usuário obtém pontos de diversas formas, desde a avaliação de estabelecimentos, a criação de roteiros dentro da sua cidade para que outros turistas usem em suas viagens.

Um dos principais desejos do Farol é a transformação do aplicativo para uma plataforma de troca de conhecimento e experiência entre seus usuários, aproximando relações entre pessoas de diferentes culturas e costumes, passando a ser um ponto de abordagem diferenciada no mercado, próxima aos seus usuários e imparcial a influência do mercado quanto ao conteúdo produzido em seu sistema.
 

Em breve teremos novas produções para esse projeto com a disponibilização do conceito dele para uma campanha de crowdfunding, fica de olho que vem novidade por aí! =)

bottom of page